sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Estudo Evangelho de São Marcos

O Evangelho de São Marcos será o próximo Evangelho no ano Litúrgico, que começa com o Primeiro Domingo do Advento e termina na última semana do Tempo Comum, onde se celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ( Cristo Rei). Em outras palavras, ele começa e termina quatro semanas antes do Natal, cumprindo sempre três ciclos: A, B,e C. No Ano (ou ciclo) A, predomina a leitura do Evangelho de São Mateus; no Ano (ou ciclo) B, predomina a leitura do Evangelho de São Marcos e no Ano(ou ciclo) C, predomina a leitura do Evangelho de São Lucas.
Para nós católicos a leitura da palavra de Deus é algo essencial e devemos sim tomar gosto pela palavra de Deus, onde somos convidados a fazer disso uma rotina diária em nossas vidas 




Abaixo segue uma breve resumo sobre o Evangelho de São Marcos e também sobre o autor.

Segundo os estudiosos de nossa Igreja, o Evangelho de São Marcos é a porta de entrada para aqueles que desejam estudar o Novo Mandamento, isso por ser curto, pois possui apenas 16 capítulos e também por sua linguagem simples e objetiva.  Este evangelho provavelmente foi o primeiro a ser escrito, servindo de base para os demais Evangelistas.

Sobre o autor

Marcos era sobrenome de João, primo de Barnabé, companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária, foi intérprete e discípulo de São Pedro, sendo este Evangelho um apanhado de toda pregação de Pedro em Roma, isso por volta de 64 e a riqueza de detalhes indica que Marcos foi testemunha direta da vida e atividade de Jesus. (Fonte Bíblia Avemaria).
Era de família cristã, pois em algumas passagens falam até mesmo de seus parentes, vemos isso claramente em Atos dos Apóstolos 12, 12 onde também esta passagem nos sugere ser a casa de sua família que se reuniam os dirigentes da Igreja, onde é narrado que Pedro quando solto foi para casa de Maria mãe de Marcos, onde se encontravam muitos fiéis em oração, sua casa também era o Cenáculo onde aconteceu a última Ceia.
Marcos era um jovem dedicado ás Missões, vemos isso nas passagens de: AT 13: 15, 15:38. Não completou até o fim a sua primeira viagem em missão, mas por meio de suas viagens Missionárias com Barnabé, Paulo e Pedro foi amadurecendo na fé e no serviço ao próximo.

As passagens que narram a amizade com Paulo e o seu discipulado á Pedro é encontrado nas passagens de AT 15, onde somente depois de 10 anos ele volta a ser citado por Paulo em Cl 4: 10; quando esteve com Paulo em sua prisão em Roma, depois em 2° Tm 4: 11. A passagem que narra o seu trabalho missionário com Pedro é encontrada em 1° Pe 5:13.

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário